Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

quixada gospel

Quixadá Imprimir E-mail
Escrito por Roberto Soares   
Sáb, 28 de Agosto de 2010 08:39

Atrações para o fim de semana
Dois espetáculos, voltados para públicos especiais, agitam a noite deste sábado neste Município. Um deles será o II Quixadá Gospel Music, tendo como atração principal a cantora Aline Barros. No outro, nove bandas sobem ao palco na terceira seletiva do Canta Ceará. As apresentações devem ocorrer no mesmo horário, às 19 horas. O show evangélico será na José de Barros. A pouco mais de 100 metros dali o talento regional apresenta suas próprias canções, na Praça da Cultura.
Enquanto o Quixadá Gospel Music apresenta talentos musicais das diversas comunidades evangélicas locais e nomes renomados no espaço gospel, atraindo mais de 10 mil espectadores, as bandas Relicário, Efeito Cola, Contato Imediato, Malafaya, Clayton de Paula e Banda, Realce, Os Alquimistas, The Roleh e Seele estarão interessadas na decisão dos jurados. Disputam uma das vagas para a final do festival de bandas alternativas, a ser realizado no dia 25 de setembro, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza.
Segundo os organizadores do Quixadá Gospel Music, em 2009, mais de 12 mil pessoas, de diversas etnias, religiões, idades, realidades sociais, econômicas e culturais participaram do primeiro evento do gênero no Sertão Central. Tiveram a oportunidade de ver de perto um dos maiores nomes do estilo musical religioso, André Valadão. Este ano caravanas de 35 municípios da região já confirmaram suas presenças.
O sucesso, logo na primeira edição do movimento que promove a cultura de paz e não violência, a descoberta e a revelação de talentos artísticos do povo evangélico e também o lazer e o turismo, levou a Prefeitura de Quixadá a torná-lo um evento popular, incluindo-o no calendário de eventos oficiais da cidade. A Câmara aprovou no início do mês, por unanimidade, uma Lei assegurando todos os quartos sábados de agosto como data especial para realização do Quixadá Gospel Music.
Por um caminho bem mais difícil seguem as bandas alternativas. Segundo a presidenta da União Musical Alternativa do Sertão Central (Unimasc), produtora cultural Edna Letícia Uchôa, existem dezenas delas espelhadas pela região. Os grupos são praticamente desprezados pelas prefeituras e mídia radiofônica da região. Alguns deles estão apenas começando, mas outros, como a Contato Imediato, tem anos de estrada. Como as dificuldades são muitas, inclusive para realizar os ensaios, não ganham espaço.
Mesmo assim a noitada musical promete. Além da megaprodução evangélica, os músicos de Quixadá e cidades vizinhas terão a oportunidade de mostrar um pouco dos seus talentos e quem sabe participar da abertura do próximo Ceará Music. Além de prêmios em dinheiro, os três primeiros colocados no Festival realizado pelo Instituto Solaris, com patrocínio da Coca-Cola, terão o direito de tocar no maior show pop-rock do Estado. O Canta Ceará já realizou seletivas em Fortaleza, Crato e Limoeiro, tendo como finalistas Edinho Villas Boas e Banda, Banda Cantigar e Alforria As próximas serão em Sobral, Tauá e Itapipoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário